domingo, 8 de janeiro de 2012

A milenar Gastronomia mediterrânea

Além de saborosa ele previne doenças.

Isso mesmo, é repleta de benefícios para a saúde. Muito pelo fato dos povos europeus africanos e asiáticos  consumirem azeite em abundância. Também pelo fato de não ter muita carne e leite, com raros  pastos na região, sempre teve um alto consumo de sobram peixes, frutos do mar,hortaliças e frutas.
E por serem alimentos funcionas, são mais saborosos e previnem doenças, principalmente as cardíacas.
O trigo é a base de tudo, nas suas várias formas.
O azeite,  é um ácido gorduroso monoinsaturado, normaliza a taxa de colesterol no sangue, e, por conseqüência, inibe a formação de placas de gordura nas cavidades arteriais, o que reduz o risco de aparecimento de alguma doença cardiovascular.
O tomate considerado um alimento “Classe A”, possui valor calórico baixíssimo (cerca de 5%), e é benéfico para prevenir o câncer devido às concentrações de licopeno em sua composição, que é liberado quando cozido. O molho de tomate pode ressaltar o sabor da comida em uma dieta especial, desde que preparado de forma adequada.
O alho e a cebola também são exemplos de alimentos “classe A”.
O vinho tinto, desde de que consumido de forma moderada, “segundo especialistas” possui altas concentrações de  substâncias flavonóides que reduzem a taxa de oxidação do colesterol e o risco de incidência de doenças cardiovasculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário